Um dos grandes problemas que os e-commerces enfrentam durante as vendas são os carrinhos abandonados, ou seja, aqueles produtos ou serviços que os clientes selecionam e separam, mas acabam não comprando por algum motivo.

Se você também passa por isso, fique tranquilo, esse não é um problema exclusivo, já que, segundo a pesquisa E-commerce Radar de 2017, a taxa de abandono de carrinhos no Brasil era de 82,4%.

Apesar de ser inevitável em alguns casos, o ideal é que você não perca esses clientes. Para isso, aposte em estratégias que te ajude a reverter a situação e convença os usuários a concluírem todo o processo de compra. Os SMS são grandes aliados e você vai descobrir porque eles são um ótimo método de recuperação.

Quais os motivos para o abandono de carrinhos?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que leva um consumidor a desistir das compras no meio do caminho. Há uma variedade enorme de motivos e um dos principais é a indecisão. Mas além disso, também pode ser causado pelo valor do frete, prazo de entrega muito longo, falta de opções para pagamento, dificuldade sistêmica e etc…

O ideal é que você sempre deixe todas as informações bem expostas no site para que os consumidores tenham acesso a elas antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho. Disponibilize também uma forma rápida de contato com a empresa, assim eles não vão precisar desistir da compra caso surja alguma dúvida.

Como o envio de SMS pode te ajudar?

Como dissemos, os carrinhos abandonados são a decepção de vários lojistas, porém, você pode reverter a situação de forma totalmente automatizada e sem gerar grandes custos. Os SMS têm uma grande taxa de abertura e é uma ótima estratégia para quem deseja fazer a conversão desses consumidores.

Para você entender melhor, confira 4 motivos para começar a usar os SMS para recuperar os carrinhos abandonados:

1. O usuário não vai esquecer da compra

Pode parecer que não, mas muitas pessoas acabam não comprando os produtos planejados por esquecerem deles após alguma distração. Sendo assim, o SMS será uma forma de “lembrete” para que a compra seja concluída.

2. O celular já vai estar em mãos

Se tem um objeto que fica nas mãos de muitos brasileiros durante grande parte do dia é o celular. Seja para dar uma checada nas redes sociais, falar com familiares e amigos ou como ferramenta de trabalho. Você pode aproveitar essa oportunidade para ter acesso ao consumidor com mais facilidade, já que ele não vai precisar acessar outro aparelho para concluir a compra.

3. O consumidor vai continuar de onde parou

Muitas pessoas prezam muito pela praticidade na hora da compra, e começar todo o processo até a conclusão pode desestimular o consumidor. Facilite o processo e disponibilize um link que permita que o usuário continue de onde parou, assim, as chances de conquistá-lo serão bem maiores.

4. Você não vai perder vendas

Esse com certeza é o objetivo que você quer alcançar, certo? Se você sempre lembrar aos clientes dos carrinhos abandonados a chance de conversão será muito maior e, consequentemente, você vai perder menos vendas. Sempre que possível, personalize os SMS e ofereça condições especiais para que a compra seja efetuada.

Quer saber como ter bons resultados com a sua loja online? Confira o nosso artigo com 5 dicas para vender mais usando SMS.


2 comentários

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Saiba como os SMS podem ajudar nas suas vendas – Blog Bestuse · fevereiro 15, 2021 às 12:17 pm

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